17 de agosto de 2009

VINHOS DA COMPORTA





Destaco os vinhos da comporta pela forma como têm evoluído de ano para ano e pelo facto de me continuarem a surpreender.

Uma das maiores propriedades rústicas do país, a Herdade da Comporta é mais conhecida do público pelo turismo e a vinha acaba por ser uma parcela pequena mas muito importante dentro do contexto da Herdade.


Os 30 hectares foram plantados em 2002, com plantas de Aragonês, Trincadeira, Alicante Bouschet e Touriga Franca. Nos brancos, os 3 hectares comportam Antão Vaz, Arinto e um pouco de Verdelho e Viognier.
Os tintos são feitos em 18 lagares de inox na adega muito bem equipada, com material de topo, incluindo pisa robotizada e transferência de massas por gravidade. Os brancos apenas levam inox, temperatura controlada.


A maior surpresa continua a ser o colheita tinto de 2006, um blend de Alicante Bouschet e Aragonês, com Syrah e Castelão, um vinho bastante aromático no nariz e que dá muito prazer a beber, graças a taninos de seda e um ligeiro toque doce no final. A fruta madura, de frutos vermelhos, está também bem presente.

HERDADE DA COMPORTA - Terras do Sado Branco 2008

Algo discreto de aroma, sentindo-se ainda assim boas notas de fruta em geleia. Na boca sente-se mais a fruta, com ligeiras nuances tropicais, volumoso (tem 14,5% de álcool...), discreta acidez citrina a compensar o fruto maduro.

HERDADE DA COMPORTA - Terras do Sado Antão Vaz Branco 2008

Ananás maduro, manga, um muito ligeiro mineral no aroma não muito intenso mas bem limpo, dominado pela fruta madura. Boa textura de boca, denso, com a fruta limpa mas um pouco sobremadura (14,5% álcool), final envolvente, suave e redondo.

HERDADE DA COMPORTA - Terras do Sado Tinto 2006

Bons aromas de fruta madura, lembrando compotas de amoras, ameixa, fruta macerada, mas sem excessos, tudo bem composto e afinado. Perfil morno na boca, de taninos muito suaves, sedoso, com fruto de qualidade e discretas sugestões fumadas e de cacau amargo no final longo e bastante apetecível.

Se nunca experimentou, vá por mim e BEBE-PONTO-BEBE!!!!!

Sem comentários:

Enviar um comentário